DICAS DE MANUTENÇÃO

A manutenção preventiva é uma das príncipais características
para que você seja muito feliz com o seu Xsara.

Como se tratam de motores multiválvulas em praticamente todas suas versões (exceto na versão GLX 1.8 8V de câmbio automático dos anos 1998/ 1999) é sempre importante ficar atento a certos detalhes:

- Troca de óleo é muito mais do que importante nesses motores, recomenda-se usar o Semi Sintético, ou o Sintético, e sempre que possível troque um pouco antes da quilometragem sugerida.

- Ao trocar a correia dentada verificar sempre seus esticadores e rolamentos, assim se garante a integridade total do serviço, existem vários casos, em que foi apenas trocada a correia e os esticadores e rolamentos apresentaram problemas que ocasionaram na quebra da correia e prejuizos com válvulas e cabeçotes.

- Tem também a correia POLY V que é a correia responsável
pelo funcionamento do ar condicionado e da direção hidráulica, caso note endurecimento da direção, chiados ao se utilizar o ar condicionado, ou mesmo esterçando o volante, troque essa correia para evitar sustos maiores.

- A suspensão do modelo é muito confiável, porém ela não é tão resistente as nossas ruas e estradas esburacadas.

Qualquer indício de barulho estranho, verifique a suspensão como um todo:
pivos, bieletas, terminais de direção, buchas de bandeja, braço de caixa de direção, caixa de direção, bucha de barra estabilizadora, amortecedores e possivel folga na
suspensão traseira.

- Alguns problemas elétricos acontecem eventualmente nos Xsara, um dos mais comuns são os ponteiros do velocimetro ou do conta giros, ficarem meio malucos,
as vezes dando a volta e travando abaixo da agulha, o que acarreta no não funcionamento desses instrumentos. A maioria das vezes esse é o indicativo que a vida útil da bateria se encontra no fim, e que ela está com pouca carga, troque a bateria e resolva o problema de vez.

- Outro problema elétrico recorrente em muitos Xsaras é a luz do Airbag acesa, ou piscando, na maioria das vezes pode ser apenas o problema dos conectores debaixo dos bancos dianteiros (mais precisamente o do motorista).

- Todos os Xsara tem um sistema denominado CATT, que é o eixo traseiro auto-direcional, acionado pela força, e quando se entra muito forte em uma curva, as rodas traseiras se inclinam alguns graus para o mesmo lado da curva.
Quando ele entra em ação, parece que o carro vai sair de traseira dá uma "abaixada", mas não sai, faz a curva numa posição meio diferente, parece mais torto do que quem tá acostumado com um carro normal. Para tirar proveito total desse sistema, lembramos sempre que a suspensão traseira tem que estar em ordem, portanto verifique o estado geral das buchas, amortecedores, rolamentos e manga de eixo,
se existirem folgas nesse sistema, faça uma avaliação detalhada e troque
o que for necessário.

- Algumas vezes pode ocorrer vazamento de água pela própria tampa do sistema de arrefecimento, nesse caso a água vaza pelo lado direito, bem a frente da roda dianteira, a solução é simples, troque a tampa.

- O Xsara é um carro que trabalha com temperaturas um pouco mais altas do que outros veículos (em torno de 90º), portanto qualquer aumento significativo na temperatura do seu motor, cuidado, verifique os sensores de temperatura, e faça
uma limpeza geral no sistema de arrefecimento, lavando por completo e colocando junto a água o aditivo.

- Algumas vezes ocorre de o carro pegar e morrer logo em seguida, e demorando muito para pegar novamente, ou senão de ficar morrendo constantemente, provavelmente esse problema acontece com o chamado motor de passo.
Recomenda-se verificar a peça, caso ela esteja funcionando normalmente uma limpeza no corpo de borboleta resolve.

- Falhas no motor, muitas vezes podem ser velas gastas, bobinas, filtro de combustível e bomba de combustível.


 
 
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